Páginas

Dia da Poesia - 14 de março -


Como admiradora das letras e da arte não poderia, eu, deixar de fazer menção aos que preenchem e inspiram minh'alma. 
Meu amor pelas palavras desde tenra idade me constrói como um ser quase abstrato.
Tive o privilégio de integrar o 'Grupo Verso ao Vento' durante a minha primeira graduação pela UFCG. Orientado pelo poeta cearense e professor universitário Carlos Gildemar Pontes nosso grupo percorreu cidades e eventos levando a poesia em performances artísticas.
E como era lindo, e como era gostoso viver a arte e percebê-la reluzir nos olhos da platéia atenta e emocionada.
Abaixo, uma das poesias que escolhi, particularmente, recitar no Grupo, com letra de Ferreira Gullar e que Fagner aperfeiçoou com melodia em seu álbum, em 1981


TRADUZIR-SE

FERREIRA GULLAR


Uma parte de mim é todo mundo

Outra parte é ninguém 
Fundo sem fundo
Uma parte de mim é multidão
Outra parte estranheza e solidão 
Uma parte de mim, pesa
Pondera
Outra parte, delira
Uma parte de mim almoça e janta
Outra parte se espanta
Uma parte de mim é permanente
Outra parte se sabe de repente
Uma parte de mim é só vertigem
Outra parte, linguagem
Traduzir uma parte noutra parte
Que é uma questão de vida ou morte
Será arte?
Será arte?



Nenhum comentário: